quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cronologia Lógica Marvel - Thor - 1


Iniciando as publicações sobre possíveis cronologias dos principais personagens Marvel, resolvi falar um pouco sobre Thor. Essa escolha se dá não apenas por critérios de preferência por um personagem, mas também porque quero seguir uma linha que contempla evolução dos personagens no tempo.

Uma boa entrada para esse mundo é uma coleção de revistas que podem ser consideradas atemporais. Não há uma época especifica para encaixar as historias de "Contos de Asgard", mas para entender um pouco a mitologia por trás do personagem deus do trovão, essa coleção é muito interessante.

A versão "Tales of Asgard" publicada em 2009 nos EUA é composta por seis encadernados que traziam as histórias secundárias da revista Journey Into Mystery de 1963, que tinha como história principal as aventuras do filho de Odin. Não encontrei no Brasil essas histórias em uma edição única, mas na página dos parceiros é possível ver as excelentes versões que a Equipe Era Marvel está produzindo nas revistas Journey Into Mystery (#97 em diante) - procure no Baú da Marvel ou nos blogs Aquiles Grego ou HQ Vintage.

O primeiro volume dessa coleção traz 8 histórias, mas fica muito mais interessante ler apenas as 5 primeiras histórias, que trazem adaptações da origem dos deuses nórdicos que interagem com Thor, como seu pai Odin, Balder, Heimdall, dentre outros, além de mostrar a infância de Thor e Loki e a obsessão de Thor por Mjolnir, o martelo fantástico. Um dos contos mostra inclusive a criação do planeta Terra (conhecida como Midgard em Asgard) por ordem de Odin e por ação direta de Thor. Uma versão nordica para Adão e Eva.

Depois de ler as 5 primeiras histórias do primeiro encadernado, faz muito sentido ler "Thor: Filho de Asgard", publicada aqui no Brasil em 2005 e nos EUA em 2004. Uma coleção com a adolescência e juventude de Thor, contando suas primeiras aventuras, os primeiros contatos com o martelo Mjolnir, e como ele começou a entender o que é ser "digno". Há ainda os primeiros reconhecimentos de Odin, seu pai, e a amizade de Sif e Balder. Conhecemos também mais profundamente Loki, leio irmão de Thor, que já havia sido caracterizado como mal intencionado nos contos de Asgard.

As primeiras aventuras de Thor já na idade adulta são contadas nos encadernados seguintes de "Contos de Asgard". Thor já aparece na idade adulta, e os demais volumes da coleção trazem muito material especial como mapas ilustrando as terras ao redor de Asgard e descrições profundas dos principais personagens. Mais para o final, há uma longa aventura de Thor e seus companheiros contra o fim do mundo, chamada de Ragnarok pelos Asgardianos, onde vemos além de Heimdall, Sif e Balder, outros personagens famosos de Asgard como Fandral, Volstagg e Hogun, alguns deles presentes inclusive no primeiro filme do Thor.

Uma curiosidade é que as capas de Tales of Asgard se juntam e formam um lindo poster. Clique na imagem abaixo para ver em tamanho maior.

Por enquanto é isso! Uma boa introdução para quem gosta do famoso Asgardiano e um bom começo para ver como o mundo dos quadrinhos pode ir longe na cultura popular, bebendo nas mais diversas fontes. Se quiser conhecer um pouco mais sobre essas edições e ainda acompanhar a construção da cronologia do Thor, acompanhe também a Cronologia Lógica Marvel clicando aqui. Você encontrará ainda mais curiosidades sobre todas essas revistas. Conto com suas opiniões, críticas e sugestões!

Cronologia Lógica Marvel - Thor

2 comentários:

AQUILES GREGO disse...

Estamos acompanhando, irmão!

Carlão Pira disse...

Thor de minissaia na capa de Son of Asgard?

Postar um comentário

Marcadores