quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cronologia Lógica Marvel no Arte HQs

Olá pessoal que acompanha o ArteHqs. Sou Ronaldo Merh@j e estou muito honrado em trazer um pouco da minha paixão por quadrinhos da Marvel para esse incrível site. Sou colaborador da Equipe Era Marvel e compartilho da missão de divulgar as grandes histórias em quadrinhos.

A proposta dos post da tag Cronologia Lógica Marvel é organizar as historias dos principais heróis da Casa das Idéias. Acompanhar a trajetória de um super herói não se trata apenas de comprar a revista dele todos os meses, principalmente quando se fala nos personagens da Marvel Comics. Desde a década de 60, os heróis de Stan Lee e seus parceiros são construídos gradualmente, com uma evolução que não contempla apenas historias de uma mesma revista ou de uma mesma época. Esses heróis, depois de serem concebidos, passaram por inúmeras evoluções, com a intenção de inserí-los na sociedade e em um universo coeso e evolutivo.

Por essa razão, a Marvel sempre trabalhou no sentido de integrar seus personagens, fazendo com que eles interagissem e evoluíssem, gerando o famoso Universo 616. A grande maioria dos heróis foram surgindo à partir de 1962, como o Hulk, o Homem Aranha, Thor, além do Quarteto Fantástico. Mas já na época da Segunda Guerra Mundial o mundo lia a origem do Capitão América. Esses grandes heróis perduraram até hoje e viraram hit também nas telas de cinema.

Porém, há dezenas de revistas mais novas que inseriram detalhes, personagens e tramas, completando o que estava escrito na Era de Prata e da Era de Ouro. Revistas como "Untold Tales of Spider-Man" e "Avengers: Earth's Mightiest Heroes" foram escritas décadas depois da época em que suas historias se situam. E essa montagem é incrível, pois muitas vezes são explorados detalhes que dão uma nova interpretação ao encadeamento dos eventos, inclusive alterando a relevância de alguns personagens.

Querem um exemplo? Em fevereiro de 1964, surgia o Mandarin, um dos maiores inimigos do Homem de Ferro, em uma história da revista Tales of Suspense 50. Na edição seguinte dessa revista, foi contada uma história com o Espantalho, que aparentemente se transformara em um cara do mal sem maiores motivações e atacou as Indústrias Stark. Em 2007, a revista "Iron Man: Enter the Mandarin" amarrou essas duas histórias incluindo uma trama que explicava o porquê do Espantalho ter atacado Tony Stark, mostrando que ele havia sido coagido pelo Mandarin, que queria estudar o Homem de Ferro depois de ter enfrentado o herói. Esses detalhes enriquecem ambas as histórias e dão uma nova interpretação aos contos da década de 60 e aos dois vilões.


No site Cronologia Lógica Marvel estão sendo catalogadas e comentadas essas historias, organizando-as numa ordem que proporciona aos apaixonados pelos heróis uma nova forma de ler a evolução dos personagens. E aqui no Arte HQs trarei um resumo dos principais eventos, os destaques principais de cada personagem e algumas dicas para quem gosta de acompanhar de uma forma completa e prazerosa a construção dos personagens da Marvel. Fiquem à vontade para comentar, sugerir, criticar, corrigir e complementar minhas resenhas. Esse trabalho é para vocês, amantes dos quadrinhos!

3 comentários:

Alvaro disse...

Que bom! vou acompanhar. se for sugerir alguma coisa, poderia explorar mais a fundo o universo mutuna?

Fabricio Miranda disse...

Bom trabalho!

Unknown disse...

Olá Alvaro e Fabricio.
Obrigado pelo apoio!
Quanto à questão mutante, ainda há pouca coisa porque a Cronologia ainda trabalha as revistas de 1965, mas é uma das linhas que quero acompanhar (apesar do tamanho gigantesco).
Fiquem à vontade para comentar, sugerir e criticar o trabalho! O projeto é feito para os fãs da Marvel!

Postar um comentário

Marcadores