segunda-feira, 27 de maio de 2013

Arte Cosplay - 4ª Edição

Nome: Clarice Dellape

Idade: 21 anos

Ocupação: Estudante de Letras com habilitação em Árabe e quadrinista





Quando você começou a fazer cosplay e qual foi o principal motivo que te levou a entrar neste universo?
Comecei em 2004, com 12 anos. Já gostava de mangás e as fotos das pessoas fantasiadas começaram a me chamar atenção, achei que seria divertido participar. Então comecei a frequentar eventos, gostei muito do ambiente, das interações e das atrações que os eventos ofereciam.


Quais Cosplays você já fez? Qual o motivo especifico de ter feito cada um destes cosplays?

hihi vamos ver se consigo lembrar de todos. Vou tentar não dar "spoiler" de nenhuma série falando sobre as personagens e também não contarei projetos abandonados e prévias.  Fotos deles podem ser vistas em http://cla666.deviantart.com

1° Mai Shiranui - the king of the fighters
Foi meu primeiro cosplay, estava jogando muito KOF na época e a Mai era a personagem com quem mais eu me identificava e mais gostava de jogar. Apareceu a oportunidade do evento e mandei fazer a roupa. Ficou bem ruim na verdade, haha, mas foi uma ótima experiência.

2° Sakura Kinomoto - sakura Card Captor
Sakura foi o primeiro mangá que acompanhei e uns dos primeiros animês que realmente me chamaram a atenção na televisão. A ideia de uma heróina fofa e meiga mas sem deixar de ser forte e ajudar seus amigos me agradou muito. Sem falar nas roupas delas, não sabia qual escolher hihi Sakura  abriu muitas portas para as garotas apreciarem quadrinhos e animês no Brasil, marcou muito minha vida e de outras garatas com quem que convivia.

3° Hazuki - Magikal doremi
HAHA ESSE ANIME É TÃO FOFO. A Hazuki era a nerdona no grupo, tinha um cabelo castanho espetado e usava óculos, era bem na fase que estava começando a construir minha personalidade e vi que o papel que ela desempenhava no grupo era bem parecido com o meu.

4° Arin - Pangya
Esse foi numa fase de jogos online haha Eu e uns amigos jogamos esse jogo de golf e começamos a pirar nas roupas e nas histórias. Fiz um grupo com amigos meus que conviviam muito comigo e que tenho muito carinho até hoje. Eles são da minha cidade (Jacareí), mandamos fazer as roupas, fizemos acessórios e fomos para São Paulo participar do evento. A Arin é uma garota meiga, fofa, que faz tudo pra ajudar as pessoas ao redor, ela é uma mãezona pros amigos, me identifiquei com ela também dentro do grupo que estava inserida. Também notei que o biotipo dela era similar ao meu, o que me fez gostar ainda mais dela.

5° Chachamaru - Negima
Foi uma fase da minha vida que estava me sentindo um ET, por que estava começando a entrar fundo no universo dos cosplayers, hqs e games e percebi que as pessoas do meu cotidiano notavam quanto eu estava inserida nisso e estranhavam muito. A Chachamaru  era uma robô enorme de cabelos verdes em uma escola japonesa, entendia perfeitamente como ela se sentia. Também tinha a dualidade de garota meia e fofa, que adora animais, mas se transformava em uma arma de guerra quando necessário.

6° Kanda Yu -D. Gray man
Meu primeiro cosplay masculino hihi Marcou uma fase importante de descoberta da minha identidade de gênero e sexualidade. Kanda é um personagem muito fechado, orgulhoso, tem problemas com seu passado e consigo mesmo, me ajudou a entender as complexidades da minha personalidade em formação e a enteder algumas fraquezas e deficiências de caráter.

7° Madam Red - Kuroshitsuji
Quando vi esse anime pela primeira vez, me apaixonei por todos os personagens ? Mas tinha que escolher algum pra fazer cosplay e escolhi a Angelina, ou Madam Red. Ela é uma mulher que era complexada com sua aparência, mas conseguiu superar e passa a usar só a cor vermelha como prova de sublimação de seus complexos. Mas ela acaba se dando mal, tadinha haha
Asakura Ryoko  - Haruhi Suzumiya no Yuutso

Uma amiga me chamou pra fazer um grupo de cosplay do anime Haruhi, onde ela faria a personagem Nagato, que entra em conflito com a Asakura, que era alta e tinha um comportamento agressivo. Porem, em outra vertente do anime, há uma relação de amizade muito engraçada entre as duas, que se assemelhava a minha amizade com essa pessoa. Como já tinha a peruca e a roupa era simples, fiz pra tirarmos fotos e nos divertirmos.

Kooh - Pangya

Vou confessar: adoro a personagem bravinha e independente mas fiz mesmo por que achei a roupa de raposinha muito fofinha hahaha <3

Asuka - Neon Genesis Evangelion

Evangelion é minha série de mangás preferida e dentro dele a Asuka é a personagem que mais me identifico, por seu orgulho, insegurança, o papel que acha que exerce dentro da Nerv, pela pluralidade de seus sentimentos e como ela demonstra isso, enfim, pela menina que ela é e sua personalidade "tsundere", que se alterna entre meiga e intragável. Há outros motivos também bem pessoais que não caberiam aqui.

Stocking - Panty&Stocking with Gaterbelt

Esse anime em si já trás reflexões maduras o suficiente pra serem admiradas. Mas a Stoking  foi amor a primeira vista: alem do visual, ela é uma garota fofa, com traços de personalidade muito parecidos com o meu, principalmente o mal humor, alguns valores e, claro, a paixão louca por doces!

Ramona Flowers - Scott Pilgrim

Falei um pouco sobre a Ramona na outra pergunta, mas enfim, gosto muito dela, da sua personalidade, das roupas, da obra em geral, enfim, amor é amor, né? <3 Acho que ela define uma imagem que quero que seja atrelada a mim, por isso quero tanto fazer mais versões dela. Optei pela versão do Video-Game. que é muito fofa, mas estou trabalhando em outras :33

Qual personagem define sua personalidade? Qual o motivo desta escolha?

Ramona Flowers, de Scott Pilgrim. Talvez por que seja uma personagem um pouco mais trabalhada, ai consegui me identificar mais. Ela é uma garota de verdade, indecisa, insegura, se esforça pra sair de uma relação doentia, é carinhosa, quer perdoar, sente ciúmes... Enfim, mostra que não é preciso ter poderes supersônicos para ser uma boa protagonista, que a qualidade de uma obra está atrelada a sua verossimilhança com a condição humana real. Abordar o cotidiano nas HQs, ainda que com elementos mágicos, é sensacional. E ela tem um estilo muito legal, adoro isso ♥ 

 Gosta de ler? Qual livro marcou sua vida? Porque?

Sim, gosto muito. Vai parecer muito "feminazi", mas um dos primeiros livros que me marcou muito foi As boas mulheres da China, da jornalista Xinran, que denuncia a condição das chinesas diante de uma sociedade machista. Aborda guerras, catástrofes naturais, abuso sexual, exploração, violência doméstica, infanticídio, miséria... Quando o li, ainda estava no ensino fundamental, foi um livro que me deu base pra muita coisa na vida e me fez entrar em contato com uma realidade que não conhecia. Outros títulos que gosto são O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e Capitães de Areia, de Jorge Amado.

Qual filme marcou sua vida? Porque?

Sou meio fraca de filmes, mas vou dizer Como Treinar o seu Dragão, que ilustra como as construções sociais são influentes na vida das pessoas e como podemos supera-las com racionalidade, delicadeza e inovação. Também aborda muito a questão da amizade incondicional e a adaptação e a tolerância com a personalidade do outro. Também não posso deixar de citar Rei Leão e Coraline.

Quais suas manias?

Eu sou viciada em internet HAHA, chego em casa e já ligo o computador. Também não consigo fazer nada sem música e ouço os mesmos álbuns milhares de vezes. Outra mania bizarra é morder e mastigar coisas.

Quais suas principais qualidades?

Essa foi a pergunta mais difícil haha Acho que a busca pelo pensamento crítico, à quebra de preconceitos e à afeição pelo próximo.

Na sua opinião, ainda existe um certo preconceito contra quem faz cosplay no Brasil? Quem são os principais alvos deste tipo de preconceito?

Sim. Acho que o preconceito está muito presente nas pessoas que fazem cosplay, mas estão inseridas em uma comunidade onde o cosplay não é compreendido, como a escola, bairro, igreja... E há também o preconceito dentro da comunidade cosplay contra pessoas que começaram a fazê recentemente, que fazem cosplays mais simples, que não participam de concursos, que não possuem o biotipo dos personagens...

Já sofreu algum tipo de preconceito ou passou por alguma situação constrangedora em algum evento ou mesmo na Internet?

Sim. Recebi alguns ataques por ser gordinha e fazer cosplay. Mas né? Nem ligo :33 

O que é Cosputa? Você acredita que este tipo de rotulo é mesmo necessário?

Não acredito que nenhum rótulo seja necessário. Até os mais "inocentes", que servem para identificar uma tribo como "otaku", "gótico", "metaleiro" podem trazer problemas e gerar preconceitos. 

Mas o caso de "cosputa" é ainda mais grave, por que, primeiramente, trás um preconceito contra a prostituta, usando o termo como ofensa. Existe mulheres em estado de prostituição, escravidão sexual e traficadas, e esse problema é grave e deve ser resolvido com medidas publicas e não com julgamento e segregação. E existem mulheres que trabalham com o corpo por que querem e investem nisso, administram uma carreira como qualquer outra. (Otakinho adora criticar a novela das 8 mas nunca para pra refletir os temas que ela aborda hihi)  Há uma construção social conservadora que condena a prostituta, taxando-a de imoral, promiscua, quando é uma profissão como qualquer outra que merece ser respeitada, e respeitar inclui não rotular, julgar ou descriminar. O preconceito contra a prostituta, assim com qualquer outra mulher que exerce sua sexualidade como quiser, está ligada ao machismo, que acredita que o sexo da mulher tem que estar a serviço do homem, e não dela mesma. O termo "cosputa" ainda é usado no contexto de objetificação do corpo da mulher: ganha esse rótulo a garota que usa cosplays mais sensuais à medida de seu observador. Ou seja, é um rótulo externo ao individuo que compara a garota de roupa sensual com a prostituta supondo que a prostituta seja imoral, o que revela um preconceito tanto com a prostituta quanto com a garota que veste esse tipo de roupa, como se a roupa fosse influenciar em seu caráter. E pior: assumindo que ter liberdade no próprio corpo e exerce sua sexualidade é imoral e merece ser desrespeitada. Assim, faz do corpo da mulher um objeto passível de crítica e preconceito, como se alguém fosse digno de opinar sobre a conduta de outra pessoa em sua vida privada. O mais interessante é notar que toda essa crítica é direcionada exclusivamente ao corpo da mulher, nunca contendo uma palavra sequer aos homens. Isso por que a sexualidade da mulher é tão anulada que o homem pode vestir o que quer, sem se preocupar com a reação da mulher, já que não há espaço pras reações femininas mediante ao corpo masculino. Nem preciso falar que a sexualidade homo-erótica é totalmente eliminada nesse processo. E é possível notar que esse preconceito de gênero carrega junto preconceitos étnicos, sócio-econômicos, fisiológicos....

Esses preconceitos são sempre justificados com a busca da fidelidade ao personagem, a presença de crianças no evento e que as ditas "cosputa" o são para chamar a atenção. Porem, se esquecem que cosplay é um hobby e uma arte, passível de interpretações e adaptações conforme a conveniência do cosplayer. A presença de crianças também não é um problema, pois a mera nudez não é ofensiva. E se uma personagem, originalmente, veste poucas roupas, não é tão sensual quanto a adaptação? O exercício da sexualidade está presente a cada momento de nossa vida não deveria ser censurado e sem convertido em debate, inclusive para crianças. E, quer sabe? A criança vai ver e não vai nem ligar hihi E também não acredito que ninguém faça isso exclusivamente pra chamar a atenção, não numa sociedade machista e conservadora onde uma saia curta já é motivo de julgamento negativo. Se a garota o faz pra chamar a atenção de como ela pode exercer a sexualidade dela de forma livre, acho super válido. Mas acho que o mais importante é frisar que a não aprovação dessas práticas já caracteriza preconceito e agressão, pois onde há respeito não cabe julgamento e nem distinção, muito menos rótulos tão inapropriados como esse. 

Mas o grande problema desses rótulos são suas consequências: o discurso de que a mulher "promiscua" não merece ser respeitada já é uma agressão e abre porta para violações psicológicas e físicas. O desrespeito nunca deve ser legitimado, por isso condeno a objetificação do corpo das pessoas e sua possibilidade de ser alvo de critica.

Não acho que todo mundo deva pensar dessa maneira, mesmo por que a maioria das pessoas não  goza de um domínio sobre o próprio corpo e toda psique que isso exige, mas nunca vou concordar com rótulos, preconceitos e agressões derivadas de construções sociais arcaicas e infundadas.

nota: Quanto digo sexualidade não se refere ao ato sexual em si, mas o exercício da personalidade humana como ser componente em uma sociedade.

Gostas de Historias em Quadrinhos? Quais?

Sim, gosto muitissimo, é uma das minhas grandes paixões. Meus autores preferidos são Bryan Lee O'maley, Craig thompson Junko Mizuno, Hergé, Moon&Bá, Aline "Bunch" Komisnky, Robert Crumb... Tenho predileção por Graphic Novels e histórias um pouco mais maduras, que abordam temas cotidianos e relações humanas. Também gosto muito de mangás, tenho acompanhado Bakuman, Deadman Wonderland, D.Gray Man, Claymore, Air Gear e Evangelion.

Não tenho muito domínio sobre super-heróis, mas gosto muito de Marvel e uma publicação que me chamou a atenção foi Jovens Vingadores. Também tenho lido alguns fanzines adquiridos em feiras independentes e estou gostando muito do trabalho.

Já fez trabalhos voluntários?

Sim, mas confesso que não foram muitas vezes e isso é uma coisa que pretendo melhorar da minha vida.


Galeria

















9 comentários:

Anônimo disse...

Cla fofíssima! <3 cosplayer sensacional e a pessoa mais inteligente que eu conheço! ótima entrevista ; vvv ;

Monica Czeszak disse...

Gêmea mais linda que eu tenho. *-*

Pena que ano que quase ninguém vai ler sua resposta até o fim. :) É um resumo muito bom de porque temos que abandonar esses rótulos.

Malú disse...

CLARICE LINDA AHAZANDO NA CARA DA SOCIEDADE <3

Anônimo disse...

Claaaaaaaaaaaa <3

Lmendes disse...

Adorei a reportagem Cla! Só acho que depois de cada cosplay que você descreveu deveria ter foto, pois leigos como eu, rs não soube identificar quais são no devianart.

No mais, parabéns! :)

Mr. Quinzel disse...

Uuhuullll, issaaee Claaaa!!!!! =D
Momento nostalgia: 2006, Anime Dreams, e o cosplay de Sakura do Movie 2!
Adorei a entrevista.

Anônimo disse...

Galera prometo arrumar a galeria de fotos da Clarice, ela sabe bem o que esta acontecendo, obrigado pela visita a página do arte HQ's.

Anônimo disse...

Os cosplays dela são uma porcaria, ela tem cara de homem e tenta ser "fofa" como algumas personagens, já vi Asukas muito, mas muito melhores do que ela, não sei o que as pessoas enxergam nos cosplays dela, tem menina por aí mais humilde e bem melhor do que ela que deveria merecer esta entrevista, apenas uma opinião.

Anônimo disse...

^ eike recalcado

Postar um comentário

Marcadores